Entrar Cadastrar

Acesse sua conta de usuário

CPF
Senha
Lembrar de mim

Cadastre-se

Todos os campos são obrigatórios
Seu nome
CPF
Senha
Verificar senha
Email
Telefone
  • Facebook
  • Twitter
  • Rss
Jornal Candeia

Bocaina: Cidade terá coleta seletiva de lixo

Para incentivar a separação dos dejetos, município irá distribuir aos moradores da zona urbana e rural cupons para o sorteio de vale-compras.

A Prefeitura de Bocaina, em conjunto com uma empresa de saneamento básico, irá iniciar no próximo dia 24 a coleta seletiva de lixo em toda a zona urbana e no bairro rural de Pedro Alexandrino. A empresa é concessionária, desde o ano passado, dos serviços da usina de triagem de lixo do município.


Com o novo serviço, material reciclável deixará de ser encaminhado à usina de triagem do município (Arquivo/Aceituno Jr.)

Atualmente, a cidade produz entre 12 e 15 toneladas diárias de lixo, volume que é todo processado na usina. Após a triagem do material reciclável, a maior parcela do lixo orgânico é transformada em adubo. O pequeno volume restante é recoberto por lonas e, quando atinge determinada quantidade, é transportado para aterro controlado em Guatapará.

“Ao contrário do que ocorria até 2012, não se aterra mais nenhuma quantidade de lixo em Bocaina”, explica Paulo Roberto Fonseca, que é gerente da unidade da Potivias (empresa concessionária) no município. “Com início da coleta seletiva, vamos melhorar ainda mais a gestão do lixo domiciliar na cidade”, completa.

A partir do início da coleta seletiva, o material reciclável deixará de ser encaminhado para a usina de triagem e permanecerá num galpão alugado pela empresa até a sua comercialização.

O local também irá funcionar como ponto de entrega do material reciclável pelos moradores. Isso deve aliviar a atual sobrecarga existente na usina, que, desde que entrou em operação, há mais de 15 anos, não passou por ampliação em suas instalações, enquanto a quantidade de lixo produzida na cidade mais que dobrou no mesmo período.

Roteiro e prêmios

A partir desta semana, os moradores estão começando a receber orientações sobre como funcionará a coleta seletiva em Bocaina. O trabalho será realizado de segunda-feira a sábado, sempre a partir das 17h, com um caminhão próprio para esse tipo de coleta que foi entregue no ano passado à prefeitura pela secretaria estadual de Meio Ambiente.

Os moradores deverão entregar o lixo diretamente no caminhão de coleta, que terá sistema de som para comunicar a sua presença nos bairros. A cada entrega, receberão um cupom que dará direito a concorrer todo mês ao sorteio de três vale-compras no valor de R$ 200,00 cada, a ser utilizado no supermercado de sua preferência.

A divisão dos bairros e os dias da coleta seletiva são: segunda e terça-feira: José Tonon, Xerxes Bartelotti e Nova Bocaina 2; quarta: Victório Marangoni e Cecap; quinta: Santa Terezinha e bairro rural de Pedro Alexandrino; sexta: Nova Bocaina e Jardim São Judas; sábado, Vila Mariana e Centro.

JCNet

Enquete

Segundo pesquisa Ibobe, Tiririca, Maluf e Feliciano lideram intenções de voto para deputado federal em SP. Você: